Fatesi em Israel
A Nação de Israel
Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל), oficialmente Estado de Israel, é uma democracia parlamentar localizada no Oriente Médio, ao longo da costa oriental do Mar Mediterrâneo. O país faz fronteira com o Líbano ao norte, com a Síria a nordeste, com a Jordânia e a Cisjordânia a leste, com o Egito e a Faixa de Gaza ao sudoeste, e com o Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, ao sul. Geograficamente, contém diversas características dentro de seu território relativamente pequeno. Israel é definido como um "Estado Judeu e Democrático" em suas Leis Básicas e é o único Estado de maioria judia do mundo.
A escolha do Senhor é um chamado para que o propósito d’Ele fosse cumprido. Deus queria mostrar às outras nações, através do Seu relacionamento com Israel, que a melhor decisão seria se aproximar do Deus de Israel, o Senhor que se relaciona pessoalmente com cada indivíduo e com toda a nação, demonstrando sempre o Seu constante cuidado, zelo e amor. O Senhor teve o desejo de se relacionar com o Seu povo, e através desse relacionamento alcançar as outras nações. Esse desejo é visto claramente em Gn 12.1-3, quando do chamado de Abraão.
“vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.
Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel.”
Êxodo 19.6
Mapa atual de Israel.
Arqueologia Bíblica
A arqueologia bíblica é a disciplina que se ocupa da recuperação e investigação científica dos restos materiais de culturas passadas que podem iluminar os períodos e descrições da Bíblia. Usa-se como base de tempo, um amplo período entre o ano 2 000 a.C. e 100 d.C... Outros preferem falar de arqueologia da Palestina, referindo-se aos territórios situados ao leste e oeste do Rio Jordão. Esta designação expressa o facto da arqueologia bíblica estar especialmente circunscrita aos territórios que serviram de cenário aos relatos bíblicos.
A função da arqueologia bíblica não é confirmar ou desmentir os eventos bíblicos, nem pretende influenciar determinadas doutrinas teológicas, tal como a da salvação. Limita-se ao plano científico e não entra no terreno da fé. Ainda assim, alguns resultados da arqueologia bíblica podem e têm contribuído para:
-
Aumentar o conhecimento sobre alguns dados históricos descritos nos relatos bíblicos envolvendo governantes, personagens, batalhas e cidades.
-
Descrever alguns detalhes concretos referidos nos livros bíblicos tais como o Túnel de Ezequias, a piscina de Siloé, o Gólgota, entre outros.
-
Fornecer dados que prestam uma ajuda fundamental aos estudos exegéticos.
-
Confirmar os relatos bíblicos exatamente nos locais onde os eventos ocorreram.
Os principais elementos desta ciência arqueológica são, em sua maioria, referências teológicas e religiosas, sendo considerada uma ciência em toda a sua dimensão metodológica.
Assim como se dá com os registros históricos de outras civilizações, os manuscritos ou achados arqueológicos descobertos devem ser comparados com outras sociedades contemporâneas da Europa, Mesopotâmia e África.
As técnicas científicas empregadas são as mesmas da arqueologia em geral, com escavações e datação radiométrica, entre outras.
Venha participar deste maravilho estudo da Terra Santa através da Arqueologia Bíblica com a FATESI.